Início » Dúvidas » Agendamento para fazer título de eleitor: passo a passo de como fazer

Agendamento para fazer título de eleitor: passo a passo de como fazer

O agendamento para fazer o título de eleitor é um processo bastante simples e pode ser feito pela internet, em algumas cidades até por telefone.

Para 479 cidades do Brasil, o cadastro da biometria é uma exigência, enquanto que para outras, ainda é opcional. Para saber se o município que você reside está na lista, é fundamental consultar o site do TRE e verificar a zona eleitoral e a data para o fim do cadastro da biometria. Você pode fazer isso clicando aqui.

Como fazer o agendamento para título de eleitor

Como fazer o agendamento para título de eleitor

Tenha em mãos o título de eleitor e documentos de identificação. É muito importante ressaltar que cada cidade possui um mecanismo diferente para realizar o agendamento. No site do TSE regional, é possível selecionar o seu estado e seguir as instruções, clique aqui para saber mais.

Para alguns estados como São Paulo, os moradores devem fazer o agendamento pelo ” Poupatempo”, eles oferecem os serviços e biometria, alistamento, revisão e transferência de título de eleitor. Ou seja, não é necessário comparecer ao cartório.

A única ressalva é para moradores da Praia Grande -SP que devem fazer o seu agendamento pelo site do TRE-SP, pois atende somente eleitores do município.

Vale lembrar que isso não funciona da mesma forma para todo Brasil. Cada estado – cidade tem suas normas específicas.

No Rio de Janeiro, os eleitores tem a vantagem de fazer o agendamento de título de eleitor pela internet ou pelo telefone  (21) 2533-6400.

Quais os documentos devo apresentar?

No dia de comparecer ao Poupatempo, cartório ou outro lugar informado no agendamento da sua cidade é necessário levar os seguintes documentos:

  • Protocolo de agendamento;
  • Título de eleitor, caso tiver;
  • RG com foto válida, ou senão, o passaporte e carteira de motorista;
  • Comprovante de residência no nome da pessoa que fez agendamento (conta de água, luz, telefone, cartão de crédito e outros).

Cumpra o horário estabelecido no agendamento, o atendimento tende a ser rápido.

Como atualizar o título de eleitor?

O procedimento é o mesmo, o cidadão deve fazer o agendamento conforme solicitado em sua cidade, levar todos os documentos mencionados acima, junto com a quitação da última eleição ou justificativa.

Todos os serviços relacionados aos direitos e deveres do cidadão geralmente são prestados no mesmo lugar, no Poupatempo ou cartório da cidade.

O mesmo serve para emissão de 2ª via de titulo de eleitor, transferência de zona eleitoral, cadastro da biometria ou primeiro alistamento (para jovens que ainda não possuem título).

O que precisa para transferir o título de eleitor?

O que precisa para transferir o título de eleitor?

Fazer o agendamento pela internet, conforme orientações do estado e cidade de sua nova residência e depois, comparecer no local informado com carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento e comprovante do novo domicílio eleitoral.

Como documento de identificação não é aceito passaporte, somente RG, carteira de motorista ou carteira de trabalho.

O que acontece se eu não fizer o recadastramento biométrico?

Por enquanto, o cadastro da biometria é obrigatório somente em algumas cidades que estão na lista do TSE.

Para os moradores dessas localidades, é fundamental realizar o procedimento, caso contrário terão o título de eleitor cancelado.

Cada cidade tem um prazo definido para que todos os eleitores façam o cadastro, a Justiça Eleitoral considera o cidadão que não fizer a biometria, um inadimplente com suas obrigações.

As consequências disso são: Não pode participar de concursos públicos, receber aposentaria ou qualquer outra pensão paga pelo Governo Federal, pegar empréstimos no banco, se matricular em escolas e universidades, obter passaporte e outros documentos de identificação, bem como, praticar qualquer ato que exija a quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Existe outra solução para aqueles que perderam o prazo do recadastramento biométrico?

O cidadão precisa regularizar suas pendências comparecendo no órgão responsável pela emissão do documento. Pois será necessário ativar o título de eleitor novamente.

Não esqueça que o agendamento para fazer o título de eleitor é obrigatório também nesse caso. Portanto, siga as instruções da sua cidade e compareça no órgão regulamentador com os documentos solicitados.

Manter o título de eleitor ativo é um dever e um direito do cidadão para garantir o seu voto nas próximas eleições.

Comente