Início » Dúvidas » Anarquismo – O que é – Como Funciona – Quem foi Anarquista

Anarquismo – O que é – Como Funciona – Quem foi Anarquista

Em poucas palavras, o anarquismo busca um “governo de todos”. Onde a sociedade iria se ajudar de forma mútua e viveria livre de qualquer tipo de autoridade. As maiores críticas dessa linha de pensamento são a exploração econômica do sistema capitalista, a dominação político-burocrática e da coação física do Estado.

A princípio, ao pensar no termo “anarquismo” é natural pensar em algo sem controle. No entanto, a linha de pensamento acredita que a sociedade poderia usufruir da liberdade seguindo as limitações da natureza, do bom senso e da boa vontade. Pode parecer confuso no início, mas é simples de entender. É só continuar a leitura:

o que é o Anarquismo

O que é o anarquismo

É uma ideologia de pensamento. A palavra “anarquismo” quer dizer “ausência de governo”. Ou seja, a o indivíduo e a sociedade (coletivo) iria viver livre de qualquer autoridade, como:

  • Autoridades Políticas – estruturas e hierarquia que um Estado possui;
  • Autoridades de ordem econômica – como as propriedades privadas dos meios de produção;
  • Autoridades religiosas – qualquer tipo de religião;
  • Autoridade social – não existe a obrigação de pertencer a um determinado grupo;
  • Autoridade jurídica – as leis de um modo geral.

Outro ponto do anarquismo é a questão da igualdade. Todos os seres humanos iriam viver de maneira igual, em termos econômicos, políticos e sociais. Independente de gênero ou raça. Esse sistema só funcionaria com a solidariedade das pessoas. Com apoio mútuo, colaboração e coletividade.

Para resumir, no anarquismo as pessoas não precisam de um governo para governar, pois seriam capazes de conviver e respeitar uns aos outros.

Surgimento

Durante o século XIX, na década de 1860, enquanto o capitalismo se expandia pelo mundo, o anarquismo começou a surgir e a ganhar forma. A linha de pensamento do anarquismo se fortaleceu ainda mais na Revolução Francesa, onde era pregado a Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Princípios básicos para que a sociedade sem governo funcione.

A ideologia seguida pelos anarquistas foram inspiradas por Pierre-Joseph Proudhon. Que aliás, os pensamentos dele também inspiraram os trabalhadores europeus. O Anarquismo surgiu na Associação Internacional dos Trabalhadores e, entre 1868 e 1894 já tinha ganhado bastante espaço e força. Seguiu-se assim até 1949.

Principais características

A principal característica do anarquismo é a ausência de governo. Por esse motivo, o termo acaba sendo usado por algumas pessoas para simbolizar “bagunça”. Mas na realidade, um país que segue essa linha teria um autogoverno democrático.

As pessoas fariam a própria autogestão política, através de um poder totalmente socializado. Com isso, haveria a possibilidade de participação social da sociedade, que tomaria as decisões em relativas à coletividade e à vida comum.

Lembrando que tudo isso funcionaria dentro de uma sociedade onde se utiliza do bom senso para realizar e tomar decisões importantes.

No sistema de governo atual do Brasil há 3 poderes: o Legislativo, Executivo e o Judiciário. No Anarquismo, tudo o que esses 3 poderes realiza seria feito por conselhos criados a partir de grupos e associações livres. Contudo, a participação da sociedade dentro desses conselhos seria ampla. Caberia à eles a tomada de decisões (de maneira democrática) sobre tudo o que esteja relacionado aos serviços públicos.

Outra característica dessa linha de pensando é a ausência da propriedade privada nos meios de produção. Ou seja, maquinários, equipamentos, ferramentas e etc, seriam de uso geral e utilizados para alcançar o bem comum, com base nas necessidades do povo. Basicamente, seria a produção de subsistência, produzindo apenas o que precisa para sobreviver. Nesse ponto, o anarquismo é semelhante ao socialismo, onde cada indivíduo viveria em total igualdade com os demais membros da sua sociedade.

Para que tudo isso funcione e o anarquismo seja instalado com sucesso, é imprescindível que haja grande senso de ética em cada indivíduo. Somente assim seria possível conviver dentro de uma sociedade anarquista.

Simbologia

o que é o anarquismo

O símbolo do anarquismo é conhecido por todo o mundo. É uma letra “A” com um círculo em volta. A sensação é de que tanto o círculo quando a letra foram rabiscados, sem seguir um padrão.

Partidos anarquistas

Em 1919, época em que essa linha de pensamento tinha força, surgiu o Partido Comunista Anarquista, sendo alterado em 1922 para Partido Comunista (composto por ex-anarquistas).

No Brasil, o movimento teve seu auge entre os anos de 1917 e 1919. No primeiro ano, o problema maior foi em São Paulo e nos dois últimos anos no Rio de Janeiro. Durante esse período, aconteceram diversas greves de operários, movidos por essa doutrina.

Atualmente, existem alguns movimentos anarquistas espalhados pelo mundo. Contudo, nenhum deles tem força o suficiente para crescer e colocar seus ideais em prática.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente