Início » Dúvidas » Posso votar com o aplicativo do título eleitoral?

Posso votar com o aplicativo do título eleitoral?

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou em parceria com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Acre o e-Título, um aplicativo para smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Como o próprio nome do app já indica, ele oferece uma versão digital do título de eleitor. É justamente aí que muitos se perguntam: posso votar com o aplicativo do título eleitoral?

A seguir, esclarecemos essa questão de uma vez por todas, além de indicar como funciona o e-Título. Confira e saiba o que o aplicativo pode lhe oferecer.

Como funciona o aplicativo e-Título

e-titulo como fazer o seu

O app pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos de smartphones com sistema operacional Android ou iOS. Assim que a ferramenta é instalada, o usuário deve inserir o número de seu título eleitoral e dados pessoais, o que liberará acesso ao app.

Quando entrar no aplicativo, o título de eleitor do usuário será exibido. Essa versão digital trará algumas mudanças que só estarão disponíveis para quem já fez o cadastramento da biometria.

Nesse caso, haverá informações sobre o eleitor, sobre o local de votação e uma foto, que é capturada no momento do cadastramento da biometria, juntamente com suas impressões digitais.

Além da versão digital do título de eleitor, o aplicativo também oferece outras funções como acesso a dados sobre quitação eleitoral (para verificar se há pendências no TRE) e um QR Code que pode ser utilizado para validar as informações sobre a quitação.

A proposta do TSE é desenvolver novas funções para o e-Título. Estuda-se, inclusive, a possibilidade de implantar a justificativa de ausência em eleições no app, com pagamento de multas. Tal função tem como finalidade evitar sobrecarregar os cartórios eleitorais ou escolas no dia da votação

Posso votar com o aplicativo e-Título?

Sim, é possível votar com o aplicativo e título de eleitor digital. Se tiver a versão tradicional no app, a que é semelhante à física, será preciso apresentar um documento de identificação no dia da votação, como um RG.

Caso seu título digital tenha foto (no caso de eleitores que já cadastraram a biometria), não há necessidade de apresentar o documento de identificação, o que acaba facilitando a vida do eleitor.

Para evitar complicações, não deixe para baixar o app no dia da votação e faça o download assim que possível, bem como a inserção de dados que possibilitarão gerar a versão digital do documento. Assim, evita-se ter de resolver isso de última hora ou enfrentar instabilidades no aplicativo.

Como baixar o aplicativo do título eleitoral?

Quer garantir o aplicativo e baixar seu título de eleitor digital para votar nas próximas eleições? Então, confira aqui um passo a passo para fazer o download da ferramenta e acessar o documento:

  • Em seu smartphone, acesse a loja de aplicativos de seu celular;
  • No campo de busca, digite “e-Título”;
  • Toque sobre a opção e-Título e em “instalar”.

Aguarde que o download e instalação sejam finalizados, o que deve ocorrer dentro de poucos minutos, sobretudo se sua internet for estável e de alta velocidade.

Como baixar o título de eleitor digital?

É fácil baixar o título de eleitor digital no aplicativo. Abaixo, apresentamos um passo a passo para isso:

  • Abra o aplicativo;
  • Informe o número de seu título de eleitor;
  • Insira seu nome completo;
  • Digite o nome completo de sua mãe e de seu pai;
  • Informe sua data de nascimento.

Pronto! Seu título digital será automaticamente validado e liberado para uso / apresentação no dia da votação. Depois de seguir esse passo a passo, o título eleitoral digital será automaticamente armazenado na pasta de arquivos do celular, portanto, poderá ser acessado mesmo se o aplicativo e-Título estiver instável.

Cadastramento de biometria

Caso queira ter a versão digital do título com a foto, que elimina a apresentação do RG no dia da votação, será preciso cadastrar sua biometria em um cartório eleitoral.

Para isso, verifique se os cartórios eleitorais de sua cidade já estão cadastrando as impressões digitais. Será preciso realizar um agendamento no site do TRE de sua cidade e comparecer ao local no dia combinado para realizar o processo.

No prazo indicado pelo atendente do cartório, o título de eleitor antigo será atualizado no aplicativo e-Título, passando a ter a foto para identificação do usuário.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente