Início » Prefeitura » Candidatos a Prefeito em Belo Horizonte 2020 – Nome, Número e Partido

Candidatos a Prefeito em Belo Horizonte 2020 – Nome, Número e Partido

Conheça aqui todos os candidatos a prefeito em Belo Horizonte 2020. As campanhas já iniciaram e, mais uma vez, a escolha do prefeito da sua cidade está em suas mãos. O prefeito é uma figura essencial para a sua cidade, pois ele toma decisões que impactam no seu dia a dia. Por isso, é fundamental que você escolha com sabedoria quem comandará a cidade pelos próximos 4 anos.

Confira os candidatos a prefeito em Belo Horizonte 2020 ⤵⤵

Dúvidas sobre a Eleição 2020 em Belo Horizonte

Quais os dias de votação? Diferentemente dos outros anos, a eleição 2020 acontecerá no mês de novembro. Os dias de votação são: 15/11/2020 (primeiro turno – vota-se em prefeito e vereador) e dia 29/11/2020 (segundo turno – caso seja necessário na sua cidade. No segundo turno vota-se apenas para prefeito).

Em quais horários posso votar? Outra alteração que ocorreu para esse ano diz respeito ao horário. Para a eleição 2020 os horários de votação são: das 07h às 17h (sendo que, das 07h às 10h é preferencial para pessoas do grupo de risco do Coronavírus).

Sou obrigado a votar? Sim. Essa mudança não ocorreu para essa eleição de 2020. O voto continua obrigatório para todas pessoas entre 18 e 70 anos. Ele é facultativo para jovens entre 16 e 18 e para analfabetos.

VEJA TAMBÉM: candidatos a vereadores de Belo Horizonte 

 

Qual é a função do Prefeito?

O Prefeito é o administrador da cidade, ele representa o poder executivo naquela determinada área. Entre suas principais obrigações estão:

  • Manter a cidade limpa e com boa iluminação;
  • Cobrar impostos, custear obras, contratar serviços para o bem comum da comunidade;
  • Organizar o sistema de transporte urbano;
  • Criar políticas públicas para a saúde e educação do município;

Os Prefeitos ainda precisam buscar um relacionamento político com o Governador, Deputados Estaduais  e Federais, bem como os Senadores do estado para conseguir apoio e recursos importantes para o município e melhorar a qualidade de vida da população.

É dever também do Prefeito elaborar um plano de desenvolvimento para a cidade, dessa forma, ele conseguirá atrair investidores para o local e aumentar a oferta de emprego na região.

Para conseguir realizar uma gestão eficiente, o Prefeito vai usar alguns recursos financeiros que são divididos da seguinte forma:

  • 50% dos impostos vindo de propriedades rurais situadas no território do município;
  • 5% de tributos arrecadados pela união, por exemplo: O Imposto de Renda e o IPI ( Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • 25% do ICMS do imposto estadual que também vai para as prefeituras dos municípios;

Para dar conta de tantas responsabilidades, o Prefeito pode contar com a ajuda de Secretários e suas equipes que asseguram que as decisões do gestor sejam colocadas em prática.

Quando vai ser as eleições 2020?

A eleição que estava marcada para 4 de Outubro de 2020 foi adiada devido a pandemia do coronavírus.

As nova datas:

📌 15/11/2020 – Primeiro Turno

📌 29/11/2020 – Segundo Turno (quando necessário e em algumas cidades)

Com o adiamento aconteça, o TSE ainda vai divulgar uma cartilha de higiene e comportamento para que todos os cidadãos e mesários saibam o que fazer no dia das eleições.

Comente