Início » Vereador » Quem são os candidatos a vereador de Goiânia nas Eleições de 2020

Quem são os candidatos a vereador de Goiânia nas Eleições de 2020

A eleição 2020 começou em todo Brasil! Para que você possa votar, trouxemos a lista completa com os candidatos a vereador em Goiânia 2020. Todas as informações que você precisa para fazer a sua escolha e realizar o seu voto. Nome, número, partido estão disponíveis para que você não erre na hora de votar. Lembre-se que o vereador será a sua voz na Câmara Municipal, por isso, você deve escolher com sabedoria quem comandará os interesses da cidade pelos próximos 4 anos.

Confira os candidatos a vereador em Goiânia 2020 ⤵⤵

Dúvidas sobre a Eleição 2020 em Goiânia

Candidatos a vereador Goiânia

Quais os dias de votação? Diferentemente dos outros anos, a eleição 2020 acontecerá no mês de novembro. Os dias de votação são: 15/11/2020 (primeiro turno – vota-se em prefeito e vereador) e dia 29/11/2020 (segundo turno – caso seja necessário na sua cidade. No segundo turno vota-se apenas para prefeito).

Em quais horários posso votar? Outra alteração que ocorreu para esse ano diz respeito ao horário. Para a eleição 2020 os horários de votação são: das 07h às 17h (sendo que, das 07h às 10h é preferencial para pessoas do grupo de risco do Coronavírus).

Sou obrigado a votar? Sim. Essa mudança não ocorreu para essa eleição de 2020. O voto continua obrigatório para todas pessoas entre 18 e 70 anos. Ele é facultativo para jovens entre 16 e 18 e para analfabetos.

Quais as funções de um vereador?

A maioria dos eleitores nem lembram para quem votaram para vereador no último pleito. Contudo, se a maioria soubesse a função desse político, certamente dariam maior importância.

O vereador é o que mais representa o povo de um município diante do poder executivo. É ele que precisa identificar quais são as principais necessidades da população e da cidade.

Por exemplo:

  • Fazer mudanças em leis que envolvem a educação;
  • Propor criação ou extinção de tributos;
  • Apresentar projetos de lei que ajudem o município;

É fundamental entender que o vereador precisa ” legislar”, ou seja, defender os interesses dos moradores da cidade de uma maneira coletiva e jamais individualizada.

O vereador jamais tem o poder de fazer obras, mudar o número de vagas em escolas e creches, reforçar policiamento e outras coisas do gênero. Quem faz isso é o Prefeito, o que um vereador pode fazer é apresentar um projeto de lei na câmara sugerindo essas melhorias, mas vai precisar ser votado.

Outra função extremamente importante de um vereador é ” fiscalizar” as ações do Prefeito. Isso geralmente é realizado através de convocações, requerimentos e visitas in loco.

Para conseguir fazer a investigação, é importante que os vereadores fiquem atentos as contas públicas municipais, desse modo, eles conseguem fazer um acompanhamento do orçamento municipal.

Entretanto, eles não trabalham sozinho para fazer essas análises, eles podem contar com a ajuda do Tribunal de Contas do Estado.

Todavia, suas obrigações não param por aí, o vereador ainda precisa ” assessorar o Prefeito” fazendo a intermediação entre Prefeito e o Povo.

É nesse momento que o Prefeito fica sabendo de todos os problemas que um bairro possui, desse modo, fica mais fácil encontrar uma solução. Por conta disso, é necessário que cada região da cidade eleja um candidato residente, pois ele vai lutar por melhorias para os moradores locais.

Por fim, o vereador também ” discute e aprova” o orçamento do município. Apesar de ser o prefeito que faz o detalhamento de todas as despesas e receitas da cidade, são os vereadores que tem o poder de fazer alterações.

Quantos vereadores devem ser selecionados em cada cidade?

Não existe nenhum número fixo de vereadores para cada cidade, isso vai depender do número de habitantes e também do tamanho da cidade.

Mediante a isso, a legislação prevê um número máximo para cada cidade, cabe a lei local definir se vão disponibilizar todos os postos ou não.

A lei estabelece um teto mínimo e máximo de vereadores para cada região, segue exemplo:

  • Municípios de até 1 milhão de habitantes devem ter no mínimo 9 e máximo 21 vereadores;
  • População de 1 a 5 milhões pedem o mínimo de 42 vereadores e máximo de 55;

De maneira geral, o número mínimo de vereadores é 9 e o máximo é 55. Realmente, esse número vai depender do porte da cidade.

Comente