Início » Vereador » Quem são os candidatos a vereador de Guarulhos nas Eleições de 2020

Quem são os candidatos a vereador de Guarulhos nas Eleições de 2020

Começou a campanha eleitoral para as eleições de 2020. Aqui no site você tem acesso à lista atualizada com os candidatos a vereador em Guarulhos 2020. Nome, número e partido. Tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha para a sua cidade. O mandato de um vereador dura 4 anos e esse é o tempo que ele terá para trabalhar pelos interesses de todos os cidadãos. Escolha com critérios e faça sua cidade cada vez melhor!

Confira os candidatos a vereador em Guarulhos 2020 ⤵⤵

Dúvidas sobre a Eleição 2020 em Guarulhos

Candidatos a vereador Guarulhos 2020

Quais os dias de votação? Diferentemente dos outros anos, a eleição 2020 acontecerá no mês de novembro. Os dias de votação são: 15/11/2020 (primeiro turno – vota-se em prefeito e vereador) e dia 29/11/2020 (segundo turno – caso seja necessário na sua cidade. No segundo turno vota-se apenas para prefeito).

Em quais horários posso votar? Outra alteração que ocorreu para esse ano diz respeito ao horário. Para a eleição 2020 os horários de votação são: das 07h às 17h (sendo que, das 07h às 10h é preferencial para pessoas do grupo de risco do Coronavírus).

Sou obrigado a votar? Sim. Essa mudança não ocorreu para essa eleição de 2020. O voto continua obrigatório para todas pessoas entre 18 e 70 anos. Ele é facultativo para jovens entre 16 e 18 e para analfabetos.

Prováveis Candidatos a Vereador de Guarulhos 2020

A partir desse ano, não haverá mais coligações de partidos para lançamentos conjuntos de candidatos a vereadores. Isso significa que cada partido terá o próprio grupo de candidatos, sem alianças com outras legendas. Por isso, é possível que o número de candidatos a vereadores em Guarulhos seja maior que o habitual.

As listas de candidatos a vereador de Guarulhos para as eleições desse ano ainda não foram divulgadas pelos partidos. E como se espera um número bem grande de candidatos, é difícil apontar todos os pré-candidatos para a Câmara Municipal.

Mas como não há limites de reeleição para vereadores, é bem provável que a maior parte dos atuais representantes do legislativo de Guarulhos tente se reeleger em 2020.

Quantos vereadores são eleitos em Guarulhos?

O número de vereadores varia de acordo com o número de habitantes de cada cidade. Dessa forma, quanto maior a população de um município, maior o número de cadeiras na Câmara Municipal.

Conforme a Constituição, o número de vereadores por município segue a seguinte regra:

  • Cidades com até 01 milhão de habitantes: entre 09 e 21 vereadores;
  • De 01 a 5 milhões de habitantes: entre 33 e 40 vereadores;
  • Mais de 05 milhões de habitantes: entre 42 e 55 vereadores.

No caso de Guarulhos, segunda cidade mais populosa do estado com mais de 1,3 milhão de habitantes, o número permitido de cadeiras é de 33 a 40. Atualmente, o município conta com 34 vereadores.

Salário de um vereador de Guarulhos

No Brasil, o valor dos salários dos vereadores é definido pela Câmara Municipal, ou seja, pelos próprios vereadores. Em Guarulhos, cada vereador ganha R$15.482,45 por mês, um dos salários mais altos do estado.

Por outro lado, recentemente a Câmara de Guarulhos aprovou uma medida de redução nos subsídios dos vereadores para contribuir no combate ao novo coronavírus. Com o projeto, ficou definido que os parlamentares terão um desconto de 30% a 100% nos seus subsídios. Cada vereador tem o direito de definir o valor do próprio desconto, mas respeitando o mínimo de 30%, obviamente.

Quer saber quanto cada vereador definiu de redução do próprio salário? Graças ao Portal da Transparência, obrigatório em todos os municípios brasileiros, qualquer cidade tem acesso aos gastos públicos da cidade.

Para isso, clique aqui para consultar os salários dos funcionários públicos de Guarulhos 2020. Para ver os salários dos vereadores, vá na opção “Função”, marque “Vereador” e depois clique em “Pesquisar”.

Veja também:

Data das Eleições 2020

Por conta da pandemia de Covid-19, foi aprovado o adiamento das eleições municipais 2020, que agora acontecerão em novembro. Com a mudança, o intervalo entre o primeiro e o segundo turno serão de apenas duas semanas. Veja quais são as novas datas:

  • 1º Turno – 15/11/2020 (domingo)
  • 2º Turno – 29/11/2020 (domingo)

Lembrando que o segundo turno só acontece em cidades com mais de 200 mil eleitores – como é o caso de Guarulhos -, quando nenhum dos candidatos a prefeito consegue mais de 50% dos votos no primeiro.

Para votar nas eleições municipais 2020, basta comparecer à sua zona eleitoral portando título de eleitor e documento com foto.  Aqui no site você aprende o que fazer para saber como descobrir seu local de votação.

Já sabe em quem votar entre os candidatos a vereador de Guarulhos 2020? Comente qual você considera como a melhor opção para a Câmara Municipal guarulhense no pleito desse ano.

Felipe Matozo
Felipe Matozo é estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Comente