Início » Vereador » Quem são os candidatos a vereador de Porto Alegre nas Eleições de 2020

Quem são os candidatos a vereador de Porto Alegre nas Eleições de 2020

Confira a lista completa de candidatos a vereador em Porto Alegre 2020. Com o início das campanhas, a escolha dos vereadores da sua cidade está sob sua responsabilidade. Isso mesmo, você exercerá seu direito de escolher por aqueles que vão cuidar dos seus interesses pelos próximos 4 anos na Câmara Municipal. O vereador é de extra importância para a evolução da sua cidade, por isso, você deve escolher com muita sabedoria.

Confira os candidatos a vereador em Porto Alegre 2020 ⤵⤵

Dúvidas sobre a Eleição 2020 em Porto Alegre

Candidatos a vereador porto alegre 2020

Quais os dias de votação? Diferentemente dos outros anos, a eleição 2020 acontecerá no mês de novembro. Os dias de votação são: 15/11/2020 (primeiro turno – vota-se em prefeito e vereador) e dia 29/11/2020 (segundo turno – caso seja necessário na sua cidade. No segundo turno vota-se apenas para prefeito).

Em quais horários posso votar? Outra alteração que ocorreu para esse ano diz respeito ao horário. Para a eleição 2020 os horários de votação são: das 07h às 17h (sendo que, das 07h às 10h é preferencial para pessoas do grupo de risco do Coronavírus).

Sou obrigado a votar? Sim. Essa mudança não ocorreu para essa eleição de 2020. O voto continua obrigatório para todas pessoas entre 18 e 70 anos. Ele é facultativo para jovens entre 16 e 18 e para analfabetos.

Qual é a função do vereador?

E qual seria a função de um vereador, exatamente? É importante ter essa informação antes de escolher seu candidato com mais precisão. Os vereadores são responsáveis pela criação de leis municipais.

Paralelamente, atuam na cobrança e fiscalização do trabalho realizado pelo prefeito e executivo municipal, para assegurar uma conduta correta e a adequada utilização da verba da cidade.

Toda a atuação do vereador é pautada no atendimento da população municipal, criando leis que supram suas necessidades em curto e longo prazo, bem como garantindo que demais entidades façam seu trabalho prezando por interesses públicos e não privados.

Quantos são os vereadores de Porto Alegre?

Poucos sabem ou se lembram, mas cada cidade tem um número específico de vereadores. Com Porto Alegre não é diferente: o município tem um total de 36 vereadores.

Quem não conhece todos os vereadores da cidade pode verificar a lista completa no site oficial da Câmara Municipal de Porto Alegre. É possível pesquisar por integrantes e partidos, caso queira refinar a lista.

Expectativas às eleições 2020 Porto Alegre para vereador

As eleições de 2020 em Porto Alegre podem ter um número recorde de candidatos, que ainda estão em fase de escolha. Ao todo, pelo menos 20 partidos pretendem apresentar nomes para concorrer a uma cadeira na câmara municipal.

Nessa eleição, há uma mudança nas regras eleitorais: agora, estão proibidas as coligações para eleição proporcional, o que impedirá que partidos de menor porte consigam eleger nomes sem expressão no universo político.

Um exemplo típico e famoso disso é o do palhaço Tiririca, que conquistou 1,35 milhão de votos, se elegeu e puxou consigo mais três deputados federais durante a eleição de 2010. Em 2020, situações do tipo tornam-se mais difíceis.

Comente