Início » Vereador » Quem são os candidatos a vereador de Porto Alegre nas Eleições de 2020

Quem são os candidatos a vereador de Porto Alegre nas Eleições de 2020

As eleições de 2020 estão programadas para o fim do ano. Na ocasião, os residentes de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, terão de escolher os vereadores do município para o próximo mandato.

E justamente aí que surge a dúvida: afinal, em qual candidato a vereador 2020 Porto Alegre votar? A seguir, apresentamos possíveis alternativas e seus partidos. Confira e escolha o seu candidato!

Candidatos a vereador porto alegre 2020

🗳️VEJA TAMBÉM: Candidatos a prefeito em Porto Alegre 2020 

Candidatos a vereador 2020 em Porto Alegre

Os candidatos a vereador 2020 para eleições municipais de Porto Alegre ainda não foram divulgados, mas já há especulações sobre possíveis nomes a serem apresentados pelos partidos.

Além disso, estima-se que boa parte dos atuais vereadores tentem a reeleição, portanto, se isso se confirmar é possível que a lista de candidatos tenha nomes já conhecidos da população do município.

Abaixo, apresentamos nomes que são apontados como possíveis candidatos. Confira quais são e veja informações importantes sobre sua trajetória política:

Airto João Ferronato – PSB (Partido Socialista Brasileiro)

Airto Ferronato

Foi vereador de Porto Alegre por cinco vezes e tentará a reeleição pelo PSB. É líder da bancada do partido e presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul.

Possui graduação em Ciências Contábeis, pós-graduação em Finanças Empresariais e Controladoria, além de mestrado em Gestão Empresarial. É auditor fiscal aposentado do Tesouro do Estado.

Claudia Vieira de Araújo – PSD (Partido Social Democrático)

Cláudia Araújo

É formada em Gestão Pública e presidente da Associação Beneficente Amor Ao Próximo, que faz trabalho voluntário há mais de uma década junto a pessoas carentes. Defende a educação, saúde pública, inclusão e conscientização social.

Nadia Rodrigues Silveira Gerhard – DEM (Democratas)

Nádia Rodrigues

Formada em Letras, foi professora e possui especialização em psicologia escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é tenente coronel da reserva da brigada militar e defende ações voltadas à segurança pública e direitos da mulher.

Felipe Zortea Camozzato – Novo (Partido Novo)

Felipe Zortea

É graduado em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com forte atuação em atividades empreendedoras. Fez especialização em finanças pela mesma universidade, além de pós-graduação em liderança competitiva global na Georgetown University, nos Estados Unidos.

Karen Morais dos Santos – PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)

Karen Moraes

Foi professora da rede pública e defende o acesso a uma educação de qualidade a todos. Também luta por direitos de negros e mulheres. É graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Monica Leal Markusons – PP (Partido Progressista)

Monika Leal

É a atual presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, além da vereadora mais voltada do PP. Monica Markusons é formada em jornalismo e pós-graduada em Ciência Política.

Pablo Fraga Mendes Ribeiro – DEM (Democratas)

Pablo Fraga

Graduado em Direito, é líder da bancada de vereadores do partido e vice-presidente da CCJ. Em 2019, foi eleito vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal.

Qual é a função do vereador?

E qual seria a função de um vereador, exatamente? É importante ter essa informação antes de escolher seu candidato com mais precisão. Os vereadores são responsáveis pela criação de leis municipais.

Paralelamente, atuam na cobrança e fiscalização do trabalho realizado pelo prefeito e executivo municipal, para assegurar uma conduta correta e a adequada utilização da verba da cidade.

Toda a atuação do vereador é pautada no atendimento da população municipal, criando leis que supram suas necessidades em curto e longo prazo, bem como garantindo que demais entidades façam seu trabalho prezando por interesses públicos e não privados.

Quantos são os vereadores de Porto Alegre?

Poucos sabem ou se lembram, mas cada cidade tem um número específico de vereadores. Com Porto Alegre não é diferente: o município tem um total de 36 vereadores.

Quem não conhece todos os vereadores da cidade pode verificar a lista completa no site oficial da Câmara Municipal de Porto Alegre. É possível pesquisar por integrantes e partidos, caso queira refinar a lista.

Expectativas às eleições 2020 Porto Alegre para vereador

As eleições de 2020 em Porto Alegre podem ter um número recorde de candidatos, que ainda estão em fase de escolha. Ao todo, pelo menos 20 partidos pretendem apresentar nomes para concorrer a uma cadeira na câmara municipal.

Nessa eleição, há uma mudança nas regras eleitorais: agora, estão proibidas as coligações para eleição proporcional, o que impedirá que partidos de menor porte consigam eleger nomes sem expressão no universo político.

Um exemplo típico e famoso disso é o do palhaço Tiririca, que conquistou 1,35 milhão de votos, se elegeu e puxou consigo mais três deputados federais durante a eleição de 2010. Em 2020, situações do tipo tornam-se mais difíceis.

Comente