Início » Vereador » Candidatos a vereador no Rio de Janeiro – Quem são?

Candidatos a vereador no Rio de Janeiro – Quem são?

A eleição 2020 começou em todo Brasil! Para que você possa votar, trouxemos a lista completa com os candidatos a vereador em Rio de Janeiro 2020. Todas as informações que você precisa para fazer a sua escolha e realizar o seu voto. Nome, número, partido estão disponíveis para que você não erre na hora de votar. Lembre-se que o vereador será a sua voz na Câmara Municipal, por isso, você deve escolher com sabedoria quem comandará os interesses da cidade pelos próximos 4 anos.

Confira os candidatos a vereador em Rio de Janeiro 2020 ⤵⤵

Dúvidas sobre a Eleição 2020 em Rio de Janeiro

Quais os dias de votação? Diferentemente dos outros anos, a eleição 2020 acontecerá no mês de novembro. Os dias de votação são: 15/11/2020 (primeiro turno – vota-se em prefeito e vereador) e dia 29/11/2020 (segundo turno – caso seja necessário na sua cidade. No segundo turno vota-se apenas para prefeito).

Em quais horários posso votar? Outra alteração que ocorreu para esse ano diz respeito ao horário. Para a eleição 2020 os horários de votação são: das 07h às 17h (sendo que, das 07h às 10h é preferencial para pessoas do grupo de risco do Coronavírus).

Sou obrigado a votar? Sim. Essa mudança não ocorreu para essa eleição de 2020. O voto continua obrigatório para todas pessoas entre 18 e 70 anos. Ele é facultativo para jovens entre 16 e 18 e para analfabetos.

Qual a quantidade de vereadores?

Qual a quantidade de vereadores?

O número de vereadores de determinada cidade vai ser proporcional a quantidade de pessoas que ali moram, ou seja, cidades maiores possuem o maior número de vereadores, assim como cidades pequenas possuem um número reduzido.

Veja mais abaixo sobre a quantidade dos vereadores de acordo com o número de cada cidade:

  • Cidades que possuem até 1 milhão de habitantes devem ter pelo menos 9 vereadores, ou no máximo o total de 21;
  • Já cidades que tem o número de vereadores entre 1 até 5 milhões de habitantes, tem o número mínimo de 33, sendo o número máximo 40 vereadores;
  • Por fim, cidades que ultrapassam o número de 5 milhões de habitantes devem ter no mínimo 42, o número máximo de vereadores é 55.

No caso da cidade do Rio de Janeiro ultrapassa a quantidade de 6 milhões de habitantes, sendo assim o número máximo de vereadores que podem se eleger é de 55.

Está em dúvidas sobre quem eleger nesse ano de eleição estadual? Veja abaixo quais são os principais nomes que estarão nessa acirrada disputa, assim como seu partido político.

Qual a importância dos vereadores

O vereador possui o tempo de mandato de quatro anos, sendo eleito pelo voto popular, é importante destacar que seu trabalho começa a contar no primeiro dia do ano depois da eleição.

O vereador precisa ser brasileiro ou naturalizado, ser eleitor do município que irá se candidatar, estar de acordo com a Justiça Eleitoral em suas obrigações como eleitor, ser filiado ao partido do qual irá concorrer por pelo menos um ano antes da eleição, além de ter mais de 18 anos de idade. É válido lembrar que o vereador pode se reeleger quantas vezes quiser, sem limites como outras posições políticas.

O vereador possui responsabilidades quando o assunto são as necessidades do povo, é de seu direito: representar aqueles que votaram no mesmo e a comunidade em que vive, fiscalizar como o dinheiro público está sendo utilizado e por fim, assessorar as indicações para o prefeito e também os secretários municipais.

Agora que você já sabe quais são os deveres do vereador, quais são aqueles possíveis candidatos e como devem trabalhar em prol da cidade, é o momento de escolher com sabedoria e responsabilidade.

Comente