Início » Vereador » Candidatos a Vereador 2020 Uberlândia – Informações e Lista

Candidatos a Vereador 2020 Uberlândia – Informações e Lista

Confira a lista completa de candidatos a vereador em Uberlândia 2020. Com o início das campanhas, a escolha dos vereadores da sua cidade está sob sua responsabilidade. Isso mesmo, você exercerá seu direito de escolher por aqueles que vão cuidar dos seus interesses pelos próximos 4 anos na Câmara Municipal. O vereador é de extra importância para a evolução da sua cidade, por isso, você deve escolher com muita sabedoria.

Confira os candidatos a vereador em Uberlândia 2020 ⤵⤵

Dúvidas sobre a Eleição 2020 em Uberlândia

Quais os dias de votação? Diferentemente dos outros anos, a eleição 2020 acontecerá no mês de novembro. Os dias de votação são: 15/11/2020 (primeiro turno – vota-se em prefeito e vereador) e dia 29/11/2020 (segundo turno – caso seja necessário na sua cidade. No segundo turno vota-se apenas para prefeito).

Em quais horários posso votar? Outra alteração que ocorreu para esse ano diz respeito ao horário. Para a eleição 2020 os horários de votação são: das 07h às 17h (sendo que, das 07h às 10h é preferencial para pessoas do grupo de risco do Coronavírus).

Sou obrigado a votar? Sim. Essa mudança não ocorreu para essa eleição de 2020. O voto continua obrigatório para todas pessoas entre 18 e 70 anos. Ele é facultativo para jovens entre 16 e 18 e para analfabetos.

Vereadores 2020 de Uberlândia Atuais

camara municipal de uberlandia

Em 2019, investigações realizadas pelo Ministério Público identificaram irregularidades nas atuações de diversos vereadores de Uberlândia.

Dos 27 vereadores atuais do município, 17 foram afastados de seus cargos. Os principais crimes cometidos são os de obstrução de justiça, falsificação de documentos, uso de empresas de fachada, desvio de dinheiro, negligência, dentre outros crimes.

Dos 10 vereadores restantes, apenas 6 não foram investigados ou não foram alvos de acusações, sendo 3 deles recém-empossados.

Tome bastante cuidado, portanto, na hora de decidir seu voto. Convém pesquisar os antecedentes do candidato a fim de não o reeleger no futuro.

 

Funções de um vereador

para que serve um vereador

O vereador é o representante municipal do Poder Legislativo. Ele é eleito pelo voto direto, passando atuar na Câmara Municipal da cidade, e tem um mandato de quatro anos.

Não há limites de reeleição para o vereador, diferentemente de outros cargos, o que torna a reeleição de vereadores muito comum.

Por ser eleito pelo voto da população, cabe ao vereador, portanto, representar a população da cidade, estando a par de suas necessidades e anseios, propondo leis para melhorar a qualidade de vida dela.

Isso porque a função principal do vereador é a de legislar, ou seja, a função de criar, revogar ou emendar leis dentro da esfera municipal.

É importante ressaltar que o poder do vereador se limita ao município. Ou seja, suas ações podem interferir em outros municípios ou no estado todo.

Além disso, também não pode realizar coisas que cabem ao poder executivo municipal (ou seja, ao prefeito), como pavimentar ruas, criar escolas municipais e creches, melhorar o transporte público etc.

O vereador pode, entretanto, criar, mudar ou extinguir tributos municipais (que serão revertidos pelo prefeito nas melhorias citadas acima), aprovar documentos orçamentários, aprovar o plano municipal de educação, criar, modificar ou extinguir leis etc.

Salário dos vereadores em Uberlândia

Atualmente, o salário de um vereador no município de Uberlândia é de R$ 15.031,62.

Em 2017, os vereadores da cidade aprovaram um aumento salarial de 19,8%, passando o salário para o valor de R$ 18.007,88, mas a medida foi derrubada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), iniciando-se também na época uma investigação sobre supostas irregularidades na Câmara Municipal.

Pré-requisitos para ser vereador

camara-municipal-de-uberlandia

Qualquer brasileiro pode candidatar-se ao cargo de vereador, desde que atenda aos seguintes pré-requisitos:

📌 Ter nacionalidade brasileira,

📌 Ser maior de 18 anos (ou completar 18 anos até o registro de candidatura, em 15/08/20),

📌 Ser alfabetizado (embora não mais seja um requisito formal que a pessoa tenha concluído seus estudos),

📌 Ter domicílio eleitoral na cidade na qual planeja concorrer às eleições para o cargo,

📌 Estar em dia com a Justiça Eleitoral,

📌 Ter certificado de reservista do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica (apenas para homens),

📌 Estar em pleno exercício dos direitos políticos,

📌 Estar filiado a um partido político.

Eleições 2020 🗓

eleições 2020

As eleições de 2020 acontecerão nas seguintes datas:

📍 1º turno: 15 de novembro de 2020

📍 2º turno: 29 de novembro de 2020

Resultado das eleições

O resultado das eleições é divulgado geralmente na mesma data do segundo turno, após o fechamento das urnas e da apuração dos votos válidos. Ou seja, espera-se que ele seja divulgado na noite do dia 29 de novembro de 2020.

Os principais canais de televisão e jornais da internet acompanham em tempo reais a apuração das urnas, analisando os resultados e indicando os vencedores de cada município.

Para votar nas eleições de 2020, basta que você se dirija à seção eleitoral na qual está cadastrado, nas datas mencionadas anteriormente, com um documento de identificação com foto. O Título de Eleitor não é obrigatório, embora permita que você encontre o seu local de votação com maior facilidade.

Os documentos de identificação aceitos nos dias de votação são os seguintes:

☑️ Carteira de identidade,

☑️ Passaporte,

☑️ Carteira de categoria profissional reconhecida por lei,

☑️ Certificado de reservista,

☑️ Carteira de trabalho,

☑️ Documento Nacional de Identificação (DNI),

☑️ Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As certidões de nascimento e de casamento não podem ser utilizadas com esse propósito, não servindo como documento de identificação.

Caso você não saiba o local em que você deve ir para votar, você pode conferir essa e outras informações nesse site, da Justiça Eleitoral, informando o seu nome completo (ou número do Título de Eleitor), a sua data de nascimento e o nome da sua mãe (caso essa informação conste em seu título).

Comente