Início » Vereador » Quem são os candidatos a vereador de Belo Horizonte nas Eleições de 2020

Quem são os candidatos a vereador de Belo Horizonte nas Eleições de 2020

Começou a campanha eleitoral para as eleições de 2020. Aqui no site você tem acesso à lista atualizada com os candidatos a vereador em Belo Horizonte 2020. Nome, número e partido. Tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha para a sua cidade. O mandato de um vereador dura 4 anos e esse é o tempo que ele terá para trabalhar pelos interesses de todos os cidadãos. Escolha com critérios e faça sua cidade cada vez melhor!

Confira os candidatos a vereador em Belo Horizonte 2020 ⤵⤵

Dúvidas sobre a Eleição 2020 em Belo Horizonte

candidatos a vereador belo horizonte 2020

Quais os dias de votação? Diferentemente dos outros anos, a eleição 2020 acontecerá no mês de novembro. Os dias de votação são: 15/11/2020 (primeiro turno – vota-se em prefeito e vereador) e dia 29/11/2020 (segundo turno – caso seja necessário na sua cidade. No segundo turno vota-se apenas para prefeito).

Em quais horários posso votar? Outra alteração que ocorreu para esse ano diz respeito ao horário. Para a eleição 2020 os horários de votação são: das 07h às 17h (sendo que, das 07h às 10h é preferencial para pessoas do grupo de risco do Coronavírus).

Sou obrigado a votar? Sim. Essa mudança não ocorreu para essa eleição de 2020. O voto continua obrigatório para todas pessoas entre 18 e 70 anos. Ele é facultativo para jovens entre 16 e 18 e para analfabetos.

O que faz um vereador?

Os vereadores são os criadores, corretores e revogadores de leis da esfera municipal do governo brasileiro. São políticos atuantes no braço legislativo de sua esfera e sua principal atribuição é a criação de novas leis e a melhoria de antigas, ou mesmo descontinuação das mesmas.

Vereadores são os legisladores regionais, separados em municípios, cuja preocupação se dá para com a população e a região municipal que o elegeu. Deputados e Senadores são os equivalentes de esferas maiores, políticos do poder legislativo.

Os vereadores, assim como outros políticos eleitos por voto secreto, são, ou deveriam ser, representantes dos desejos do povo, lutando para amparar as necessidades e ajudar a população a ficar mais saudável, inteligente e segura.

Sendo parte do legislativo, os vereadores além de garantirem uma manutenção e condicionamento de leis voltados aos desejos da população também possuem outra atribuição de grande importância para a saúde da democracia no âmbito municipal: A Câmara de Vereadores age como fiscalizadora do Poder Executivo, ou seja, as ações da Prefeitura.

Os vereadores têm obrigações de fiscalização para com o poder executivo municipal como:

  • Fiscalizar e Supervisionar orçamentos e contas da Prefeitura para evitar obras superfaturadas ou atrasadas;
  • Fiscalizar as ações diretas relacionadas ao cargo de Prefeito e de seu gabinete. Por lei o poder executivo é obrigado a dar satisfações e explicações caso questionado pelo legislativo, tudo em até 30 dias;
  • Supervisionar a criação de comissões parlamentares de inquérito;
  • Chamar o Controle Externo das Contas Públicas, que com a ajuda do Tribunal de Contas do Estado supervisiona as ações e o planejamento de contas do município.

Saiba também qual é o salário e benefícios de um vereador. 

Quantos Vereadores pode ter cada Município?

O cargo de vereador é uma posição que está relacionada à quantidade total de habitantes do município. Quanto maior a quantidade de habitantes, maior será o número mínimo e máximo de vereadores para a Câmara Municipal.

A Constituição Brasileira estabelece a quantidade de vereadores e assentos na Câmara Municipal de cada município com base na quantidade de habitantes,, as regras são as seguintes:

  • Cidades de até 1 milhão de habitantes: 9 vereadores no mínimo e 21 no máximo;
  • Cidades de população entre 1 e 5 milhões de habitantes: 33 vereadores no mínimo e 40 no máximo;
  • Cidades com mais de 5 milhões de habitantes: 42 vereadores no mínimo e 55 no máximo.

Na Câmara Municipal de Belo Horizonte são 41 assentos para cargos de vereadores, eleitos a cada 4 anos.

Comente