Início » Dúvidas » Como descobrir a seção eleitoral que você vota? Aprenda aqui!

Como descobrir a seção eleitoral que você vota? Aprenda aqui!

O poder do voto foi uma conquista muito importante para diversas sociedades ao longo da história. Por isso, deve ser levado com muita seriedade. É nesse momento que os representantes do povo serão eleitos.

A fim de promover a votação segura, há algumas medidas tomadas pela Justiça Eleitoral no Brasil, como o uso do título de eleitor e das urnas eletrônicas. Além disso, os brasileiros possuem acessibilidade no dia da votação para que todos possam dar sua opinião e exercer a cidadania. No entanto, para votar, é imprescindível ter em mãos seu título de eleitor e saber onde ir no dia da votação. Confira abaixo como descobrir o que é e qual é sua seção eleitoral.

Termos eleitorais

Como descobrir a seção eleitoral que você vota? Aprenda aqui!

O título de eleitor contém alguns termos que podem gerar confusão. São eles: zona eleitoral, local de votação e seção eleitoral. A zona eleitoral é uma região geográfica, um bairro por exemplo. As zonas possuem um Cartório Eleitoral que é responsável pelos eleitores da região. A criação desses locais é fundamentada pela Resolução 23.422/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é melhorar o funcionamento da Justiça Eleitoral, deixando os procedimentos mais rápidos e eficientes.

O local de votação é o edifício onde você vai votar. Esses edifícios podem ser escolas, universidades e postos de saúde, por exemplo. Já a seção eleitoral é a unidade de votação. Essa seção é a unidade composta pela mesa receptora de voto (MRV) e onde ficam os mesários que checam os dados pessoais e auxiliam os eleitores.

Um outro termo que é mais desconhecido é chamado de domicílio eleitoral. O domicílio corresponde à cidade onde o eleitor irá votar. Quando você se muda de cidade é possível alterar seu domicilio eleitoral para facilitar o deslocamento no dia do voto.  No seu título de eleitor constam seu nome, sua zona eleitoral e seção eleitoral. 

Como consultar sua seção eleitoral?

A sua seção eleitoral consta no seu título de eleitor, à esquerda. Quando estiver no seu local de votação, procure por esse número. Ele indica a sala que você deve ir para votar.

Para consultar o seu local, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo link http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao. A consulta pode ser feita através do nome do eleitor ou pelo número do título eleitoral. Na opção “Consulta por nome” ou “Consulta por título”. Serão solicitados também sua data de nascimento e o nome da mãe.

Além disso, é possível realizar a consulta pela Central de Atendimento ao Eleitor. Basta procurar pelo telefone de contato referente ao seu estado. Outra opção é encontrar em contato com o Cartório Eleitoral no qual você está cadastrado.

Outras informações

Como descobrir a seção eleitoral que você vota? Aprenda aqui!

Posso alterar minha zona eleitoral?

Sim, é possível fazer essa alteração. Quando você se muda de cidade, é permitido realizar a alteração da zona eleitoral para facilitar seu deslocamento no dia do voto. Outra opção é realizar a transferência do Título de Eleitor. Quando você realiza a transferência, você será cadastrado em uma nova zona automaticamente.

Moro no exterior. Como votar?

Brasileiros que moram no exterior e são maiores de 16 anos podem solicitar o alistamento eleitoral, a revisão do cadastro e a transferência do domicilio eleitoral pela internet. Através da opção Título Net Exterior, pelo link http://www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/pre-atendimento-eleitoral-no-exterior-titulo-net.

Será solicitado o preenchimento de formulários e o envio de documentos em formato PDF ou JPG. Os documentos requeridos são:

  • Documento oficial de identificação, como certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, passaporte, carteira de trabalho ou previdência social (CTPS);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de quitação eleitoral, se já possuir título de eleitor;
  • Comprovante de quitação militar para brasileiros do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos.

O pedido será analisado pelo TRE/DF e pode ser acompanhado por e-mail ou pelo link acima. Quando o pedido for aceito, o eleitor deverá comparecer pessoalmente à repartição consular de sua escolha e levar os documentos originais que foram anexados ao requerimento.

O agendamento do atendimento consular é realizado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Ainda tem dúvidas? Você pode consultar o link http://www.tre-df.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/eleitor-no-exterior e http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/eleitor-no-exterior/servicos-eleitorais-no-exterior.

A zona eleitoral responsável pelos eleitores residentes no exterior fica localizada no endereço:

Zona Eleitoral do Exterior – ZZ

Endereço: SHIS Qi13  Lt i – Lago Sul – CEP 71.635-181

Telefone: (61) 3048-1770

E-mail: [email protected]

Por fim, podemos perceber que é muito importante checar todas essas informações antes das eleições, para ficar em dia com o TSE e saber aonde recorrer quando tiver problemas com seu título.

Comente