Início » Eleições » Como saber onde eu voto na minha cidade – Passo a Passo da consulta

Como saber onde eu voto na minha cidade – Passo a Passo da consulta

As eleições 2020 estão chegando, e com elas algumas dúvidas chegam junto. Muitas vezes quem mudou de zona eleitoral ou vai votar pela primeira vez fica se perguntando: como saber onde eu voto na minha cidade?

três maneiras de você descobrir onde fica seu local de votação: pelo site do TSE, pela Central de Atendimento do seu estado ou no cartório eleitoral em que está inscrito.

Como saber onde eu voto na minha cidade

Como saber onde eu voto – internet

O site do TSE oferece uma ferramenta para você descobrir qual seu local de votação. A consulta pode ser feita pelo nome, CPF ou número do título de eleitor. Mas cuidado ao preencher os dados, que precisam ser informados conforme estiverem escritos no título. Em caso de erro em algum dado, o local de votação não será mostrado.

O procedimento é simples:

  1. Acesse o site do TSE;
  2. Preencha o primeiro campo com seu nome, número do título de eleitor ou CPF;
  3. Informe sua data de nascimento e o nome de sua mãe. Caso o nome da mãe não apareça no título, deve marcar a caixa ‘não consta’;
  4. Clique primeiro no captcha “Não sou um robô”, e depois em Confirmar.
Onde votar na minha cidade

As informações sobre o número da zona e da seção e o endereço da votação aparecerão na tela automaticamente. Se a consulta não der certo, confirme se todas as informações estão corretas. Se não houver nenhum erro e mesmo assim não aparecer o local de votação, aguarde alguns minutos e tente novamente.

Mas se o erro persistir e você não conseguir consultar, tente uma das outras maneiras de consulta.

Como saber onde eu voto pela Central de Atendimento ao Eleitor

Você também pode consultar seu local de votação através da central de atendimento do seu estado. Para isso, é só entrar em contato com o respectivo Tribunal Regional.

Confira abaixo qual é o telefone para contato e o site da Central de Atendimento ao Eleitor do seu estado:

Como saber onde eu voto – Cartório eleitoral

Por fim, você também pode ir pessoalmente ao cartório eleitoral em que você está inscrito para fazer a consulta. Cada zona eleitoral possui um Cartório que é responsável pelos eleitores ali domiciliados. Este é o lugar que você deve ir para atualizar ou transferir seu Título de Eleitor, por exemplo.

Quer saber como consultar sua zona eleitoral? Veja neste passo a passo.

Diferença entre Zona Eleitoral, Local de Votação e Seção Eleitoral

Estes três termos podem causar confusão, mas é bem simples de entender o que significa cada um:

  • Zona eleitoral: é a região geograficamente delimitada que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados. Cada zona eleitoral é estabelecida conforme o número de eleitores, e caso ultrapassado o limite fixado pelo TSE cria-se uma nova. Enquanto uma mesma zona eleitoral pode abranger vários municípios pequenos, nas capitais e cidades com milhares de habitantes podem existir diversas zonas.
  • Local de votação: é o edifício onde as pessoas comparecem para votar. Podem ser escolas, universidades, postos de saúdes, entre outros prédios.
  • Seção eleitoral: é a unidade de votação na qual os eleitores estão vinculados. As seções são compostas por uma mesa receptora de voto (MRV) – onde ficam os mesários – e uma urna eletrônica. Ou seja: se você vota em uma escola, a sala em que você entra para votar é a sua seção eleitoral. E se essa mesma sala tem mais de uma MRV, quer dizer que ali há mais de uma seção eleitoral.

Por fim, há ainda o domicílio eleitoral, que é a cidade onde cada eleitor vota. Cabe apontar que isso é diferente de “domicílio civil”, local em que a pessoa reside. Isso porque você pode votar em uma cidade e morar em outra.

Isso quer dizer que em caso de mudança de município, você pode escolher se quer transferir seu título de eleitor para lá também ou não. Além disso, caso você more em uma cidade com mais de uma zona eleitoral e mude de bairro, também tem a opção de mudar para uma mais próxima de seu novo endereço.

Em caso de dúvidas sobre transferência ou qualquer outra questão relacionada ao seu título de eleitor, é só acessar o site de perguntas frequentes do TSE.

Felipe Matozo
Felipe Matozo é estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Comente