Início » Dúvidas » Consulta de zona eleitoral: passo a passo de como fazer!

Consulta de zona eleitoral: passo a passo de como fazer!

A zona eleitoral é uma região delimitada geograficamente dentro de um Estado, gerenciada por um cartório eleitoral que coordena eleitores de determinada localidade.

Saber sua zona eleitoral é importante porque possibilita conhecer o endereço do cartório eleitoral mais próximo de sua residência, bem como realizar serviços básicos, como emissão e regularização do título de eleitor.

Mas, como saber essa informação? Simples, é só realizar uma consulta de zona eleitoral. Abaixo, apresentamos um passo a passo para fazê-la. Veja e siga todas as dicas!

Consulta a zonas eleitorais no TSE

 

Uma das possibilidades de consulta a zonas eleitorais é pelo site do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral. Neste caso, o resultado é mais geral, apontando todas as zonas de um Estado numa lista.

O eleitor deve verificar essa lista, buscar seu município e bairro de residência. Assim, será possível encontrar o número da zona eleitoral e o endereço do cartório. Veja como realizar essa consulta:

Pronto! O site será atualizado e exibirá uma relação de zonas eleitorais de cadastro de votantes. Nela, há o número da zona, código processual, endereço do cartório/zona, CEP, bairro, município sede e UF.

Se quiser visualizar a lista inteira de zonas eleitorais de uma vez, é interessante baixá-la em outros formatos, como em planilha ou PDF. Para isso, é só clicar em uma dessas opções, que estão disponíveis no canto inferior do resultado da consulta.

Ao clicar, um download será automaticamente iniciado e o arquivo será salvo em seu computador. É só o abrir para acessar a lista completa e buscar a zona eleitoral correspondente ao seu bairro e município de residência.

Consulta de zona eleitoral no TRE

O TRE é o Tribunal Regional Eleitoral e cada Estado tem um. No site oficial desse órgão também é possível consultar a zona eleitoral correspondente à sua área de residência. Se preferir utilizar essa alternativa, siga este passo a passo:

TRE Acre

TRE Alagoas

TRE Amapá

TRE Amazonas

TRE Bahia

TRE Ceará

Se preferir, é possível baixar o arquivo CSV completo com zona eleitoral, locais de votação e seções existentes. Fica como uma alternativa para quem deseja ter informações detalhadas de uma só vez.

TRE Distrito Federal

TRE Espírito Santo

TRE Goiás

TRE Maranhão

TRE Mato Grosso

TRE Mato Grosso do Sul

TRE Minas Gerais

TRE Pará

TRE Paraíba

TRE Paraná

TRE Pernambuco

TRE Piauí

TRE Rio de Janeiro

TRE Rio Grande do Norte

TRE Rio Grande do Sul

TRE Rondônia

TRE Roraima

TRE Santa Catarina

TRE São Paulo

TRE Sergipe

TRE Tocantins

Comente