Início » Dúvidas » Desigualdade social – O que é? Tipos e como medir no Brasil e no mundo

Desigualdade social – O que é? Tipos e como medir no Brasil e no mundo

A termologia desigualdade social é utilizada para explicar a lacuna existente de para acesso aos bens, recursos, educação, cultura, entre outros elementos responsáveis para uma vida digna.

Como medir a desigualdade social?

A desigualdade social pode ser medida várias formas, a mais conhecida é uma metodologia desenvolvida pelo economista italiano Corrado Gini, em 1912, criou uma fórmula chamada de coeficiente de Gini, que compara as médias das faixas de renda mais ricas com os mais podres.

Esse método é utilizado para medir o grau de desigualdade social nos países, seu índice pode variar de 0 a 1, quanto mais próximo de 0, refere a menor desigualdade, e quando mais próximo de 1, considera-se o paós mais desigual.

Coeficiente de Gini

Esse índice mensura a desigualdade em um âmbito econômico, entretanto a desigualdade social todos os âmbitos da vida humana., contribuindo para o surgimento de uma série de problemas estruturais e sociais, quanto mais desigual a sociedade mais são evidentes, problemas como:

  • Pobreza e miséria;
  • Acesso à moradia digna;
  • Fome, desnutrição e mortalidade infantil;
  • Desinteresse e evasão escolar;
  • Marginalização de grupos sociais;
  • Índices de moradores em situação de rua;
  • índices de violência e criminalidade;
  • Salários médios;
  • Racismo;
  • Saneamento básico.
Desigualdade social

Desigualdade social e de gênero

A desigualdade de gênero está ligada ao sistema patriarcal que inferioriza e inviabiliza a participação as mulheres em suas atividades econômicas, políticas e socais. O resultado disso é a remuneração diferenciadas para homens e mulheres, mesmo que ambos cumpram as mesmas tarefas e obtenham  o mesmo nível de instrução para o cargo.

Assim como, a inviabilização da representatividade feminina na esfera política e em cargo de poder e influência social, ou seja, de tomada de decisão. Além disso, os altos índices de violência doméstica e do feminicídio no Brasil.

Desigualdade racial

No Brasil, a desigualdade racial está relaciona com a desigualdade de gênero e a econômica, como ser mulher negra no Brasil significa que você terá menos acesso e oportunidades que uma mulher branca, mesmo tendo a mesmo grau de formação.

A falsa ideia de uma democracia racial, em um país que a maior parte de sua história foi escravocrata apenas tenta esconder o que é evidente, a falta de oportunidades e acesso ao básico para se viver dignamente, como, moradia, saúde, emprego, alimentação e educação. Criando um abismo social fundamentado em uma estrutura racista que reproduz a exclusão, por meio do preconceito e da discriminação.

Desigualdade de classe

Dependendo da literatura lida, a abordagem e definição para desigualdade social de classe pode ser distinta. Para o sociólogo Max Weber a desigualdade está baseada nos privilégios e a notoriedade, criando o que ele chama de estratificação social.

Já pra Karl Marx, a sociedade capitalista está dividida em duas classes sociais, a classe trabalhadora, responsável pela produção, e a classe burguesa que detêm os meios de produção. Para o sociólogo, a única maneira de acabar com a exploração de uma classe sobre a outra, é acabar com o sistema capitalista.

Desigualdade social no Brasil e no mundo

A história do Brasil traz com ela a construção de uma nação sob a estrutura da desigualdade. O último relatório divulgado pela PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento mostra que o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo.  Ficamos atrás apenas dos países: Moçambique, África do Sul, Namíbia, Zâmbia, Republica Centro-Africana, e Lesoto.

Desigualdade social no mundo
Coeficiente de Gini para 2020

O levantamento de dados foi feito pelo método de Gini, que mede a desigualdade por meio da distribuição de renda. Nesse documento aponta que 10% da população mais rica do Brasil detêm 41,9% da riqueza. Esse abismo social, fundamentado na desigualdade, exclui grande parcela da sociedade brasileira do acesso aos direitos, bens, e serviços produzidos.

Desigualdade social no Brasil
Coeficiente de Gini em linha do tempo

É um grande desafio para o Brasil e para vários países do mundo minimizar os problemas oriundos das desigualdades e construir uma sociedade onde as pessoas tenham a possibilidade de usufruir dos direitos fundamentais para a edificação de uma vida digna.

 

Comente