Início » Dúvidas » Mesário pode faltar no trabalho? Veja como conseguir o atestado

Mesário pode faltar no trabalho? Veja como conseguir o atestado

Em todas as eleições, alguns cidadãos são convocados para atuar como mesários, representando a justiça eleitoral. Ele é alojado na mesa receptora, em que são tratadas as informações do eleitor, e pode ter várias funções.

Acontece que alguns cidadãos trabalham aos domingos, até mesmo no dia das eleições. O que fazer nesse contexto? É possível justificar com alguma testado o trabalho como mesário? Confira essas e outras respostas neste artigo a respeito do tema.

Quais as funções de um mesário?

Mesário pode faltar no trabalho? Veja como conseguir o atestado

Por exemplo, há a função de presidente, cujo objetivo é o de manter a ordem, resolver problemas, esclarecer dúvidas, nomear eleitores para substituir mesários faltosos, iniciar e encerrar a eleição, providenciar a entrega dos materiais etc.

Os demais mesários, por sua vez, ficam responsáveis por identificar, localizar e direcionar o eleitor durante a eleição, colhendo a assinatura, identificar na biometria, encaminhar à cabine de votação etc.

Como saber se fui convocado para ser mesário?

A convocação é realizada por meio de carta, que pode ser entregue tanto por e-mail quanto pelos Correios. Uma lista com todos os nomes dos convocados também é disponibilizada no Diário da União. Caso o eleitor se recuse a participar, ele deverá apresentar uma recusa justificando a sua motivação em até cinco dias a contar do momento da convocação direcionada ao juiz da zona eleitoral que será responsável por avaliar o pedido e dar um parecer.

Os mesários convocados participarão de treinamentos em que aprenderão a realizar as tarefas necessárias no dia da eleição.

Trabalho no dia da eleição: como comprovar que atuei como mesário?

Mesário pode faltar no trabalho? Veja como conseguir o atestado

Obviamente, você precisará conversar com seu chefe, mostrando a convocação para ser mesário nos dias da eleição. Você não será penalizado por ter que faltar ao trabalho para atuar como mesário. Entretanto, você precisará, posteriormente às eleições, apresentar a declaração expedida pela Justiça Eleitoral que comprova a realização do seu trabalho como mesário.

Caso você seja convocado para atuar como mesário e não compareça no dia, você não conseguirá justificar a atuação e, consequentemente, caso tenha faltado no trabalho, será penalizado por isso, tanto pelo empregador quanto pela Justiça Eleitoral (por não ter comparecido).

Comente