PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) – História, Ideologia e Lista de Candidatos
O PSDB é o Partido Social Democracia Brasileira, que é considerado uma das forças políticas mais importantes do país. No entanto, não é todo mundo que conhece o partido.
Aqui, apresentamos informações essenciais sobre o PSDB. Confira e aprenda sobre a história do partido, sua ideologia e conheça seus principais nomes e lista de candidatos.
História do PSDB
O PSDB foi criado por meio de uma dissidência dentro do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Naquele período, um grupo de políticos estava insatisfeito com as medidas adotadas pelo PMDB, decidiu abandoná-lo e criar um partido próprio.
Nesse grupo havia nomes que se tornaram importantes na política nacional, como Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas. Juntos a outros políticos, eles fundaram o PSDB em 25 de junho de 1988, durante a Assembleia Constituinte, na qual foi criada a Constituição Federal.
Desde então, o PSDB é um partido gerenciado por políticos de São Paulo, embora esteja presente em todo o Brasil. A diferença é que no estado paulista a presença do PSDB é mais forte, com maior número de candidatos eleitos.
No que se refere às eleições para governo do estado de São Paulo, por exemplo, o PSDB venceu todas desde 1994. No entanto, os políticos do partido não tiveram a mesma sorte nas eleições para a presidência.
Em 1989, a primeira eleição para presidente após a ditadura militar, Mário Covas se lançou como candidato, mas não teve bom desempenho, tanto que nem chegou a ir para o segundo turno.
Então, algo inédito na história do PSDB aconteceu: o partido apoiou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência. Foi a primeira e única vez que o PSDB se uniu ao PT (Partido dos Trabalhadores).
Em 1989, Lula perdeu para Collor, que sofreu impeachment anos depois. Após essa improvável aliança, o PSDB tornou-se o grande e principal rival do PT, sempre polarizando eleições para a presidência. Por anos seguidos ambos os partidos emplacaram candidatos no segundo turno para o cargo de presidente do país.
Mas, o PSDB só teve sorte em um momento, que é considerado o melhor da história do partido: quando venceu as eleições de 1994, que colocou Fernando Henrique Cardoso como presidente do país.
Um de seus maiores feitos foi ter ajudado a implantar (no governo de Itamar Franco) e dar continuidade ao Plano Real (no seu próprio governo), que foi responsável por controlar a inflação do país.
Depois disso, FHC (como o presidente tucano era conhecido), venceu Lula e o PT por mais uma eleição. Em 2002, o partido começou a perder sua representatividade, sofrendo derrotas consecutivas nas eleições, além de ver seus políticos envolvidos em escândalos de corrupção, como Aécio Neves e Eduardo Azeredo.
Essa perda de representatividade se agravou e vem fazendo o PSDB enfrentar crises internas. Fala-se, inclusive, em mudança e renovação do partido, numa tentativa de reaproximá-lo da população. Um dos principais nomes que vem defendendo essa mudança é João Doria, governador de São Paulo.
Ideologia do PSDB
O PSDB tem uma ideologia social democrata, ou seja, ele trabalha para reduzir as desigualdades sociais e pobreza, por meio da melhor redistribuição de renda, com programais assistenciais e sociais.
Um ponto importante é que ele faz tudo isso sem abrir mão do modelo capitalista, que é visto como algo positivo para o desenvolvimento e crescimento da economia do país, incentivando, portanto, o mercado, especialmente o setor privado.
Historicamente, o PSDB é conhecido com um partido de direita, mas esse é um discurso que vem sendo mudado aos poucos, com a adoção de uma postura de centro, na qual se defende o capitalismo, privatizações de estatais e a adoção de políticas para redução de desigualdades sociais.
Essa postura vem sendo adotada pelo partido e seus membros para fugir da radicalização e polarização política que atingiu o país, em uma tentativa de se reposicionar nacionalmente e atrair mais votos em novas eleições.
Lideranças do partido
Entre os principais candidatos do PSDB estão nomes de conhecidos nacionalmente, alguns com longa carreira política e eleitos com grande número de votos, como:
- José Serra;
- Geraldo Alckmin;
- Eduardo Leite;
- João Doria Junior;
- Reinaldo Azambuja;
- Antonio Anastasia;
- Mara Gabrilli;
- Aécio Neves;
- Bia Cavassa;
- Bruna Furlan;
- Raquel Lyra;
- Bruno Covas.
Comente