PP (Partido Progressista) – História, Ideologia e Lideranças
O Progressistas, antigo Partido Progressista Brasileiro (PPB) e Partido Progressista (PP), é um partido político brasileiro, mais alinhado à direita do espectro político, cujas cores são o azul e o branco e o número eleitoral é o 11.
História do partido
Fundado em 1995, e atualmente presidido por Ciro Nogueira, o Progressistas é o quarto maior partido político brasileiro, com 1.444.951 filiados.
Primeiros anos da sigla
O Progressistas surgiu em 14 de setembro de 1995, por meio da junção de dois partidos: o Partido Progressista e o Partido Progressista Reformador, ambos criados em 1993. Nas duas primeiras eleições que se seguiram (1998 e 2002), o Progressistas não lançou nenhum candidato à presidência da república, apenas apoiando candidatos específicos: Fernando Henrique Cardoso (presidente pelo PSDB), em 1998, e Ciro Gomes e, no segundo turno, José Serra, em 2002.
Em 1996, o Progressistas, na época chamado Partido Progressista Brasileiro (PPB), possuía representantes em 625 prefeituras, inclusive a de São Paulo, onde elegeu Celso Pita.
Era Lula e apoio ao PT
Em 2002, com a vitória do então candidato à presidência da república Luís Inácio Lula da Silva (PT ), o Progressistas, na época PPB, passou a apoiar o governo do novo presidente, inclusive integrando a base do novo governo no Congresso.
Em 2003, o partido sofre uma nova mudança de nome, passando de Partido Progressista Brasileiro (PPB) para Partido Progressista (PP), eliminando o “b” de seu nome.
Governo Dilma
Nas eleições de 2010, o PP manteve-se alinhado ao PT apoiando a candidatura de Dilma Rousseff, que ganhou no segundo turno de José Serra. Após a eleição, o PP continuaria a apoiar o governo Dilma, até que, em 2016, rompe o apoio ao se posicionar favoravelmente ao impeachment da então presidente, passando a apoiar Michel Temer no período pós-impeachment e mudando uma vez mais a sua sigla, passando a se chamar Progressistas, nome que usa até então.
Progressistas hoje em dia
Hoje em dia, no governo Bolsonaro, o Progressistas não declarou inteiramente apoio ao governo de Jair Bolsonaro, embora estejam alinhados ideologicamente, uma vez que o partido é considerado de direita, tendo inclusive abrigado o atual presidente, Bolsonaro, de 2005 a 2016.
Atualmente, em 2019, entretanto, o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, vem sendo alvo de ações da Polícia Federal por possíveis envolvimentos em esquemas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Ideologia – o que o PP defende?
- Defende uma sociedade livre, democrática, juta, pluralista, solidária e participativa;
- Defende o respeito absoluto à dignidade humana;
- Defende um sistema econômico livre, priorizando as regras de mercado;
- Defende o combate à desigualdade por meio da criação de oportunidades, como a geração de empregos;
- Defende a liberdade religiosa;
- Defende a privacidade e o trabalho digno;
- Defende uma imprensa livre.
Dados atuais do PP
- Espectro político: Direita.
- Presidente: Ciro Nogueira.
- Membros: 1.444.951 filiados.
- Cores: Azul e branco.
- Número eleitoral: 11.
Principais lideranças do partido
Governadores
- Gladson Cameli – Acre.
Vice-governadores
- João Leão – Bahia.
Senadores
- Ciro Nogueira – Piauí;
- Esperidião Amin – Santa Catarina;
- Luis Carlos Heinze – Rio Grande do Sul;
- Vanderlan Cardoso – Goiás;
- Daniella Ribeiro – Paraíba;
- Mailza Gomes – Acre.
Além disso, são marcas do partido:
- 70 deputados federais;
- 68 deputados estaduais;
- 494 prefeitos;
- 4747 vereadores.
Comente