PATRIOTA – História do partido, Ideologia e Lista de candidatos
O Patriota é um partido político brasileiro, fundado em 9 de agosto de 2001. Seu número eleitoral é o 51, e seu registro definitivo junto ao TSE foi obtido em 19 de junho de 2002. Conta atualmente com cerca de 78.000 afiliados em todo o Brasil.
Seu presidente atual é Adilson Barroso, fundador do partido e Deputado Estadual em São Paulo no período de 2003 a 2007. Dentro do espectro ideológico político, o Patriota se posiciona à direita, defendendo pautas como redução da maioridade penal e a adoção de um modelo econômico liberal, e se posicionando contra pautas como aborto e legalização da maconha.
História do patriota
O PATRIOTA é um partido recente, fundado em 9 de agosto de 2011 por Adilson Barroso, ex Deputado Estadual por São Paulo, com o nome de Partido Ecológico Nacional (PEN). Em 2014 o partido fez parte da coalizão Muda Brasil, apoiando a candidatura à presidência de Aécio Neves, do PSDB, juntamente com PMN, PTN, PTC, DEM, PT do B e PTB.
Em 26 de setembro de 2017, o PEN entrou com junto ao TSE solicitando a alteração de seu nome e sigla. Ainda no mesmo ano, o partido anunciou a filiação de Jair Bolsonaro aos seus quadros. Porém, meses depois, o político deixou o partido após conflitos internos, filiando-se ao PSL (Partido Social Liberal).
Em 2018, o partido anunciou a candidatura do ex-bombeiro e deputado federal Cabo Daciolo à presidência. Embora fosse um político relativamente desconhecido dentro do cenário político nacional, Daciolo teve uma votação expressiva, recebendo 1.348.323 votos (1,26%), e terminando no sexto lugar, a frente de políticos como Marina Silva e Álvaro Dias. Em dezembro do mesmo ano, em função de não ter superado a cláusula de barreira nas eleições, foi anunciada a fusão entre o Patriota e o Partido Republicano Progressista (PRP).
Propostas e objetivos do partido
O PATRIOTA é um partido conservador, de direita, defensor do livre-mercado e da religião cristão. Tem como objetivos a busca da autenticidade do sistema representativo, a defesa dos direitos fundamentais definidos na Constituição Federal e o alcance do poder político institucional de forma pacífica e democrática em suas diversas instâncias, a defesa dos valores cristãos tradicionais, especialmente no que tange à posição da família “tradicional” como célula fundamental da sociedade. Além disso, também defende a liberdade econômica, a desburocratização e a responsabilidade fiscal.
Valores e bandeiras do partido
O PATRIOTA tem como valores e bandeiras:
- Valorização da Pátria;
- Respeito à doutrina conservadora cristã;
- Liberdade e responsabilidade individual;
- Estado Democrático de Direito;
- Império da Lei;
- Desconcentração e descentralização de poderes;
- Democracia;
- Promoção de direitos fundamentais;
- Princípio amplo de segurança;
- Igualdade formal perante a Lei;
- Livre-Mercado;
- Sustentabilidade;
- Eficiência na Gestão Pública;
- Cidadania e fraternidade.
Dados atuais do partido e representantes
- Fundação: 9 de agosto de 2001;
- Espectro político: direita;
- Número de afiliados: 78.000 mil;
- Atual Presidente: Adilson Barroso;
- Símbolo: o nome do partido e seu número, em caixa alta, nas cores verde e azul, com a imagem da bandeira do Brasil no centro da letra O. Abaixo do nome, a frase “Brasil acima de tudo”.
Deputados estaduais
- Branco Mendes (PB);
- Edmilson Soares (PB);
- Bruno Gonçalves (CE);
- Fred Costa (MG);
- Rafael Favatto (ES);
- Raimundo Santos (PA);
- Sérgio Vieira (MA);
- Paulo Correa Jr (SP);
- Odilon (RR);
- Lídio Lopes (MS);
- César Pires (MA);
- Robson Costa Viana (SE);
- Felipe Souza (AM).
Deputados federais
- Júnior Marreca, representando o Estado do Maranhão;
- Erivelto Santana, representando o Estado da Bahia;
- Walney Rocha, representando o Estado do Rio de Janeiro;
- Pastor Eurico, representando o Estado de Pernambuco;
- Cabo Daciolo, representando o Estado do Rio de Janeiro.
Comente