O Partido da Mulher Brasileira (PMB)- Como funciona, o que é
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) é o 27.º maior partido brasileiro em relação ao número de filiados, contando atualmente com 42.753. Ainda é um partido bastante jovem, tendo sido oficialmente registrado no TSE em setembro de 2015.
Confira a história, a ideologia, os dados atuais e a lista de candidatos do PMB a seguir.

HISTÓRIA DO PMB
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) nasceu em 2008, fruto de um projeto político iniciado pela atual presidente do partido, Suêd Haidar Nogueira, com o intuito de reunir mulheres que buscassem engajamento político. O partido conseguiu o registro oficial, entretanto, apenas em 29 de setembro de 2015.
Apesar do nome e dos princípios do partido, que obviamente privilegiam os interesses femininos, o partido se diz receptivo para com a participação masculina, acreditando que, para que a sociedade avance, é necessário que ambos os lados trabalhem em conjunto.
Tanto é que em 11 de dezembro de 2015 o partido contava com 22 deputados federais no Congresso Nacional, sendo vinte homens e apenas duas mulheres. O primeiro e até agora único senador filiado ao partido foi Hélio José, em 2015.
No início de 2016, entretanto, todos os Deputados Federais, com exceção de um, e o único senador filiado abandonaram subitamente o partido. Em 2018, o Deputado Federal restante optou por abandonar a sigla, também, fazendo com que o PMB se tornasse o menor partido no Congresso Nacional.
IDEOLOGIA DO PMB
Embora uma das principais bandeiras do PMB seja a defesa dos direitos e interesses femininos, o partido não se identifica como “feminista”, mas sim como “feminino”, nas palavras da própria fundadora e presidente do PMB, Suêd Haidar.
Segundo o partido, para se alcançar o reconhecimento e a valorização da mulher na sociedade, são necessárias medidas econômicas, sociais e políticas, sem caráter excludente ou discriminatório, que contribuam com esta questão.
Algumas bandeiras do PMB, entretanto, tendem para o conservadorismo, como ser contra à legalização do aborto, exceto nos casos já previstos em lei, à liberação das drogas e à suposta ideologia de gênero nas escolas. Por outro lado, o partido mostra-se favorável aos direitos dos homossexuais.
Dados atuais do PMB
- Fundação: 13 de setembro de 2008 (registro em 29 de setembro de 2015)
- Espectro político: Centro
- Ideologia: Antifeminismo; Centrismo; Desenvolvimentismo; Direitos da mulher
- Presidente: Suêd Haidar Nogueira
- Membros: 42.753 filiados
- Cor: Azul
- Número eleitoral: 35
CANDIDATOS DO PMB
Os(as) atuais Deputados(as) Estaduais do PMB, segundo o próprio site do partido, são os(as) seguintes:
- Maria Bethrose Fontenele Araujo (CE);
- Luciana Gurgel (AP);
- Marina (RJ);
- Odilson Silveira Aguiar (CE);
- Diogo Senior (AP);
- Neto Loureiro (RR);
Os(as) atuais Prefeitos(as) do PMB, segundo o próprio site do partido, são os(as) seguintes:
- Jacy Tabosa Barros (Anajás, PA);
- Sadinoel (Itaboraí, RJ);
- Naumi Amorim (Caucaia, CE).
Além disso, o partido ainda conta 213 vereados, mas não possui nenhum deputado estadual, desde a saída dos mais de vinte que deixaram subitamente a sigla em 2016.
Comente