Início » Dúvidas » Pode votar sem título de eleitor? Veja aqui e tire suas dúvidas!

Pode votar sem título de eleitor? Veja aqui e tire suas dúvidas!

Em época de eleição, uma dúvida é comum em milhares de eleitores: pode votar sem título de eleitor? Isso porque muitos acabam perdendo o seu título ao longo da vida e, mesmo sem eles, desejam exercer seus direitos e participar das votações.

Se essa é uma dúvida que você tem, confira este artigo em que tiramos todas as dúvidas em relação à questão de poder ou não votar sem o título de eleitor — e de como solicitar uma nova via e do porquê de o título ser tão importante.

Pode votar sem o título?

Pode votar sem título de eleitor? Veja aqui e tire suas dúvidas!

A resposta é: sim! É possível votar sem levar ou possuir o título de eleitor. Porém, você precisará levar algum outro documento com foto que o identifique, como, por exemplo, a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de habilitação, o certificado de reservista etc.

O grande problema de não se ter o título de eleitor à mão é no caso de o eleitor não ter conhecimento a respeito da zona e da seção eleitoral em que deverá comparecer para votar, uma vez que essas informações estão presentes no título de eleitor.

Não sei a minha zona e seção eleitoral: o que fazer?

Caso você não tenha o título de eleitor em mãos e não saiba a zona e a seção eleitoral em que deverá comparecer, você poderá consultar essas informações no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há uma página destinada exclusivamente a isso; para acessá-la, clique aqui.

Na página da consulta do local de votação, você precisará informar o seu nome completo ou número de inscrição do seu título de eleitor (caso tenha o número anotado), a data de nascimento (no formado DD/MM/AAAA) e o nome da mãe.

O site também exige que resolva um pequeno desafio de reCAPTCHA para comprovar que você é humano (basta apertar em “não sou robô” e selecionar as imagens correspondentes ao que se pede; se o desafio está pedindo para você selecionar os “veículos”, por exemplo, basta selecionar todas as imagens em que veículos estão presentes e, posteriormente, apertar em “verificar” ou “pular”, a depender da opção que tiver).

Por fim, basta apertar em “consultar”. As suas seguintes informações aparecerão em sua tela:

  • Número de inscrição;
  • Nome de eleitor;
  • Zona e seção eleitorais;
  • Local, endereço e município de onde deverá votar.

Perdi o meu título e quero fazer outro: como solicitar?

Mesmo podendo ir votar sem o seu título você deseje tirar um novo, o que é recomendado, você deverá comparecer com antecedência de no mínimo dez dias antes da eleição (ou seja, nada deixar para ir um dia antes da eleição!) no cartório em que está inscrito portando algum documento de identificação (como o RG) e preencher o formulário de solicitação da segunda via do título de eleitor.

Não tenho título de eleitor: como solicitá-lo?

Pode votar sem título de eleitor? Veja aqui e tire suas dúvidas!

Para solicitá-lo, basta, também, comparecer ao Cartório Eleitoral ou ao Posto de Atendimento Eleitoral de seu município. Caso esteja com todos os documentos corretos, o título ficará pronto na mesma hora. Você precisará levar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação (RG, carteira de motorista, certidão de nascimento/casamento, carteira de trabalho, carteira de identidade profissional ou passaporte);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço recente e contendo seu nome (como conta de água, luz, telefone etc.);
  • Comprovante de quitação militar (para homens entre 18 e 45 anos).

Por que é importante ter o título de eleitor?

É recomendado fazer a segunda via em caso de perca ou simplesmente fazê-lo caso não o tenha pois o título de eleitor é exigido em uma série de contextos, como para concorrer e exercer cargos e funções públicas, solicitar empréstimo, pensão e aposentadoria, validar o seu CPF, expedir ou renovar seu passaporte, realizar a matrícula em universidades e colégios, ser contratado etc.

Comente