Início » Partidos Políticos » PRB (Partido Republicano Brasileiro): História, Ideologia e Lista de candidatos

PRB (Partido Republicano Brasileiro): História, Ideologia e Lista de candidatos

Partido Republicano Brasileiro (PRB), que atualmente solicitou a mudança para o nome Republicanos, é um partido político de atuação brasileira, de orientação centro-direita.

Assim como os outros partidos políticos do Brasil, o PRB ou Republicanos procura representar uma ideologia, ao mesmo tempo que procura garantir a democracia e o sistema representativo – por meio da eleição dos seus representantes.

História do Partido Republicano Brasileiro

História do Partido Republicano Brasileiro

Foi em 2003, com o apoio de mais de 450 eleitores brasileiros que desejavam uma mudança política expressiva, que ocorreu a criação do Partido Municipalista Renovador (PMR).

Porém, foi no dia 25 de agosto de 2005 que, atendendo os requisitos conforme as leis, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro definitivo do PMR, sendo esta a data oficial de seu nascimento.

Em Convenção Nacional realizada em 25 outubro de 2005, o partido fez alteração em seu nome para Partido Republicano Brasileiro – o PRB –, o nome que mais marcou a instituição até hoje.

A intenção da mudança ainda naquele ano esteve relacionada com a própria evolução a um novo conceito político que enfatiza os princípios do desenvolvimento da República.

O novo nome – Partido Republicano Brasileiro – foi uma sugestão do Presidente de Honra, José Alencar.

Esta personalidade foi a primeira pessoa a marcar posição ao partido PRB no cenário político, pois foi eleito em 2006 para Vice-presidente da República pelo PRB, ao lado do ex-presidente Lula.

Além dele, o PRB elege um deputado federal e três deputados estaduais.

Em agosto de 2007, foi publicada uma matéria que indicou que o PRB foi o partido que mais cresceu no Brasil, com um crescimento impressionante de filiados e na representação no quadro político do país.

Dentro da história do Partido Republicano Brasileiro (PRB), destacam-se ainda os seguintes fatos:

  • Fevereiro de 2008: Realização do 1º Seminário Nacional do partido,
  • Junho de 2010: Convenção Nacional Eleições 2010,
  • Fevereiro de 2011: Eleição de Mauro Silva como presidente do partido,
  • Março de 2011: Falecimento do ex-vice-presidente da República, José de Alencar, marcado como eterno presidente de honra do PRB,
  • Maio de 2011: Eleição de Marcos Pereira como presidente nacional do PRB,
  • Maio de 2015: Reeleição de Marcos Pereira como presidente nacional do partido,
  • Março de 2018: Lançamento do pré-candidato à Presidência da República, Flávio Rocha,
  • Fevereiro de 2019: Marcos Pereira assume a Vice-Presidência da Câmara dos Deputados,
  • Maio de 2019: Convenção Nacional que aprovou a mudança do nome do partido para Republicanos.

A homologação do TSE veio em agosto de 2019. Assim sendo, o partido agora se chama Republicanos.

Ideais do Partido

O partido Republicanos se classifica como uma instituição política democrática, que preza e defende o bem comum e uma sociedade livre.

O objetivo do PRB – ou Republicanos – é que o Brasil tenha um projeto de sociedade com base nos princípios do partido da liberdade individual e de associação para fins pacíficos, assim como da promoção do Estado do bem-estar social baseando-se no desenvolvimento socioeconômico autossustentado conforme as potencializadas do Brasil.

O partido ainda acredita que o projeto deve prezar pela garantia do direito ao trabalho remunerado que esteja alicerçado ao forte compromisso do Estado em criar condições macroeconômicas de pleno emprego, conforme os preceitos da Constituição da República.

Os princípios básicos do partido dos Republicanos são:

  • Voto livre do povo como única fonte legítima do poder político;
  • Não tolerância de qualquer forma de discriminação entre os cidadãos;
  • Equilíbrio fiscal entre as unidades que compõem o sistema federativo, da mesma maneira como este exige; sendo necessário reverter a tendência dos últimos anos relacionada à excessiva concentração de tributos e de poderes orçamentários e fiscais pela União;
  • A política econômica deve agir em prol do desenvolvimento econômico e social, com o uso pleno e soberano dos recursos humanos e materiais da sociedade, levando em consideração os critérios responsáveis associados ao meio ambiente;
  • Atenção especial do Estado para com segmentos frágeis da sociedade, em especial os jovens, idosos e portadores de necessidades específicas.

O Republicanos vê na política o instrumento ideal para que o Brasil alcance o pleno desenvolvimento como sociedade.

O compromisso do partido está junto à democracia, com a justiça social e com a igualdade de condições e oportunidades a todas as pessoas.

Lista de candidatos do Republicanos

No cenário nacional, o partido Republicanos está presente com a seguinte lista de candidatos – atualmente eleitos:

  • Senador Federal: Mecias de Jesus (Roraima);
  • Vice-Governador: Carlos Brandão (Maranhão).

Na Câmara dos Deputados são 31 vagas ocupadas pelo partido.

Nas Assembleias Legislativas, o Republicanos possui 41 representantes nas assembleias estaduais e 2 distritais.

No quadro de Prefeitos, o partido está representado em 106 cidades, enquanto que são 1.619 representantes republicanos como Vereadores.

A distribuição dos nomes dos candidatos, com seus respectivos estados, está disponível na página oficial do Partido Republicano Brasileiro (PRB), agora especificamente como Partido Republicanos.

Comente