PSOL (Partido Socialismo e Liberdade): História, Ideologia e Lista de candidatos
Entre os vários partidos brasileiros que se destacam no cenário político, o PSOL – acrônimo para Partido Socialismo e Liberdade – é um dos maiores exemplos da esquerda do Brasil.
Embora seja um partido relativamente novo, o PSOL preza por uma sociedade justa, fraterna e igualitária, valendo-se das lutas das minorias, nações e povos oprimidos.
Conheça a história do PSOL, seus ideais e os candidatos mais conhecidos do partido.
História do Partido Socialismo e Liberdade

O PSOL nasceu em dezembro de 2003 – conduzido por vários grupos políticos, militantes socialistas e intelectuais de esquerda. A história desse partido aconteceu na situação da expulsão dos deputados João Fontes e João Batista Babá, além da deputada Luciana Genro e a senadora Heloísa Helena, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Essa expulsão aconteceu por essas pessoas terem votado contra a orientação da legenda na reforma da previdência, que estava sendo realizada no primeiro ano de governo do ex-presidente Lula, pois retirava direitos dos servidores públicos.
Junto com o descontentamento de uma parte significativa de militantes petistas por causa do rumo que o governo tomava, tais parlamentares começaram um movimento nacional pela fundação de um novo partido, de orientação política de esquerda, socialista e democrático.
Na época, quase 700 mil assinaturas foram alcançadas a favor da fundação desse novo partido. O pedido foi solicitado, porém os cartórios eleitorais só concederam certidões a 450 mil dessas assinaturas.
O registro do Partido Socialismo e Liberdade foi finalmente alcançado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de setembro de 2005.
Nesses mais de dez anos de existência, o partido segue atuando com seus candidatos presentes nos altos cargos do governo, trabalhando em prol da sociedade e defendendo seus direitos.
Um dos exemplos de autoria do PSOL foi o pedido de cassação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha – graças à bancada do partido, as denúncias abordadas foram suficientes para que ele fosse investigado.
Os deputados e militância do PSOL também foram de suma importância na luta contra o golpe institucional, organizado pelas cúpulas do PMDB e do PSDB, tendo apoio de toda a bancada conservadora no Congresso Nacional, que acabou destituindo a ex-presidente Dilma Rousseff.
Embora o partido tenha ido contra esse golpe, o PSOL denunciou o que acreditou estar por trás desse processo e que foi responsável por colocar Michel Temer no poder.
Em seus anos de trabalho, o partido ainda ficou conhecido por suas ações, como a CPI das Milícias, no Rio de Janeiro; as CPIs da Dívida Pública, do Trabalho Escravo e do Tráfico Humano, entre outras manifestações e defesas de assuntos de interesse público.
Ideais do Partido Socialismo e Liberdade
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) busca, dia após dia, construir uma alternativa para o povo brasileiro, a partir da reorganização da esquerda por meio de um projeto democrático, popular, de luta e de direitos.
O PSOL carrega ideais de justiça, fraternidade e igualdade com fortes investidas em defesa dos direitos trabalhistas, previdenciárias, do serviço público e também contra a agenda conservadora que vem ameaçando determinados grupos de pessoas, como:
- Mulheres;
- Negros (as);
- Comunidade LGBT;
- Direitos indígenas.
O PSOL busca trabalhar junto a todos os setores excluídos, explorados e oprimidos, e tantos outros membros da sociedade que necessitam de apoio, assegurando a liberdade de expressão cultural, política, artística, sexual, racial e religiosa.
Portanto, o PSOL no cenário nacional é visto como um partido coerente, combativo, ético e, obviamente, de esquerda.
Lista de candidatos do PSOL
A representatividade do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) foi dobrada no ano de 2018 no âmbito federal. Confira quem são os deputados federais que estão trabalhando e levando o nome do partido ainda mais longe com suas iniciativas e visões:
- Áurea Carolina – Minas Gerais;
- David Miranda – Rio de Janeiro;
- Edmilson Rodrigues – Pará;
- Fernanda Melchionna – Rio Grande do Sul;
- Glauber Braga – Rio de Janeiro;
- Ivan Valente – São Paulo;
- Luiza Erundina – São Paulo;
- Marcelo Freixo – Rio de Janeiro;
- Sâmia Bomfim – São Paulo;
- Talíria Petrone – Rio de Janeiro.
No que tange aos deputados estaduais, o PSOL está presente em bancadas de 11 estados com 18 parlamentares, sendo estes os estados brasileiros:
- Amapá;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Pernambuco;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul;
- São Paulo.
Dos nomes desses parlamentares, merece destaque justamente Luciana Genro que representa o PSOL no Rio Grande do Sul, além de Sandro Pimentel no Rio Grande do Norte.
Comente